Posições de Soldagem

A técnica de soldagem envolve derreter e fundir duas ou mais peças de metal juntas. Existem inúmeras posições de soldagem que podem ser empregadas para produzir os resultados apropriados, e é um talento necessário para muitos trabalhos industriais e de engenharia. Os vários trabalhos de soldagem e suas aplicações serão abordados neste artigo.

As 4 posições de soldagem mais usadas

  • Plana
  • Horizontal
  • Vertical
  • Sobre-cabeça

Posição de soldagem plana

Geralmente, a posição plana é a mais fácil de soldar, pois você não está lutando contra a gravidade. A poça de solda permanece fluida e molha uniformemente na junta. Como resultado, na posição plana, os operadores podem frequentemente operar a temperaturas mais elevadas com maiores taxas de deposição, uma vez que não há risco de a poça ficar muito fluida e a gravidade arrastá-la para fora da junta.

Para soldar na posição plana, qualquer procedimento de soldagem pode ser empregado. Apenas certifique-se de seguir as instruções do método que está usando. Por exemplo, como o processo stick gera escória durante a soldagem, você deve empregar uma abordagem de arrasto em vez de uma técnica de empurrão.

O ângulo de trabalho apropriado para uma solda de posição plana varia dependendo se a soldagem é 1G ou 1F. Se o fio ou eletrodo estiver inclinado para um lado ou para o outro, o calor não será direcionado para onde as duas partes se encontram, resultando em fusão parcial.

Demonstração de como é a posição de soldagem plana

Posição de soldagem horizontal

Na posição de soldagem horizontal, o eixo de solda é aproximadamente horizontal. As soldas na posição horizontal são bastante semelhantes às soldas na posição plana.

Uma solda 2G é significativamente mais desafiadora do que uma solda 2F porque o 2F tem uma prateleira inferior para manter a poça de solda sob controle e evitar que caia demais. Para neutralizar a influência da gravidade na poça de solda em uma solda de chanfro horizontal, favoreça levemente a borda superior da junta com o ângulo de trabalho, entendendo que a poça pode ceder um pouco. Mantenha um ângulo de 45 graus em relação à junção em uma solda de filete horizontal para garantir que o calor seja direcionado para onde as duas seções se unem.

Evite trabalhar muito quente em soldas horizontais porque uma poça excessivamente fluida pode se tornar vítima da gravidade. Ajuste suas configurações de solda para evitar que a poça fique excessivamente quente ou muito fluida.

Todos os métodos de soldagem podem ser empregados em uma postura horizontal.

Demonstrativo da posição de solda Horizontal

Posição de soldagem vertical

As soldas verticais podem ser feitas na vertical para cima (indo de baixo para cima na junta de solda) ou vertical para baixo (movendo de cima para baixo na junta de solda). A elevação vertical geralmente é mais prevalente, especialmente em materiais mais pesados. Ao trabalhar em uma grande solda que não pode ser facilmente movida para a posição plana ou horizontal, esta posição de soldagem pode ser necessária.

Para obter os melhores resultados em soldas verticais, ajuste as configurações de solda. Reduza a velocidade de alimentação do fio e a tensão para evitar que a poça se torne muito fluida e caia ou se solte da junção. Mesmo se você estiver soldando um metal de base mais grosso, use as configurações especificadas para um material mais fino se estiver usando uma fonte de solda com tecnologia Auto-SetTM. Isso ajuda a manter a entrada de calor baixa para combater a gravidade.

Mover a placa para cima para uma solda vertical faz com que a poça de solda caia para fora da junção. Usar os mesmos procedimentos e condições que são ótimos para soldas planas e horizontais em uma solda vertical provavelmente resultaria em uma solda ruim.

Uma solda 3G deve ter um ângulo de deslocamento de 90 graus, enquanto uma solda 3F deve ter um ângulo de deslocamento de 45 graus.

Lentamente, manuseie a poça de forma a lavá-la em cada borda da junta. Ir direto para cima com uma solda vertical geralmente produzirá um cordão em corda que não penetra bem nas bordas. Em vez disso, segure os dedos da solda por mais tempo e deslize rapidamente pelo centro da poça enquanto sobe. Dependendo do desejo do operador, existem inúmeras estratégias típicas para essa manipulação de poças, como um movimento em zigue-zague, um T de cabeça para baixo ou triângulos repetidos em camadas uns sobre os outros.

Antes de começar a soldar no modo vertical, certifique-se de estar em uma posição confortável. É uma boa ideia começar com material de sucata para garantir que as configurações e o procedimento que você está aplicando gerem os resultados desejados. Isso permite que você faça alterações antes de soldar seu objeto.

Demonstrativo da posição Vertical de Soldagem

Posição de soldagem sobre-cabeça

Ao trabalhar em uma peça estacionária de equipamento ou metal que não pode ser movido, soldas sobre-cabeça podem ser necessárias. Para soldagem sobre-cabeça os operadores geralmente preferem deitar no chão, deitado ou não, é fundamental selecionar a postura mais confortável com uma amplitude de movimento.

As técnicas de soldagem vertical são frequentemente aplicadas à soldagem sobre-cabeça. Uma solda 4G, como uma solda vertical, exigirá uma pequena tecelagem ou manipulação da poça de solda para lavar melhor nos dedos. Os parâmetros também devem ser reduzidos para funcionar mais frio com soldas suspensas, já que você não quer uma poça de solda que caia da junta de solda e caia sobre você.

Uma das considerações mais importantes ao soldar na posição acima é que as faíscas cairão em você. Você pode optar por usar uma bandana sob o capacete de soldagem para proteção adicional no topo da cabeça. Use uma jaqueta de soldagem totalmente de couro, especialmente com um procedimento como soldagem com bastão, que gera mais faíscas e respingos.

Demonstrativo da Posição de Soldagem Sobre-Cabeça

Considerações finais

Cada posição de soldagem tem sua própria combinação de vantagens e desvantagens. Uma posição pode ser mais adequada para o trabalho em questão do que outra. Para garantir uma soldagem bem-sucedida, é crucial compreender as várias posições de soldagem e como empregá-las. Fazer a escolha certa para o seu projeto pode ser auxiliado pelo conhecimento das diversas posições de soldagem e suas aplicações.

Qualquer que seja a posição de solda que você usar, geralmente é uma boa ideia fazer alguns passes de prática antes de concluir a solda para garantir que você possa terminar todo o comprimento da solda confortavelmente. Soldas inconsistentes podem ocorrer se você não estiver em uma posição confortável.

1 comentário em “Posições de Soldagem”

Deixe um comentário